Desenvolvimento Local e Sustentável
Sustentabilidade e Meio Ambiente
Arranjos Produtivos Locais

Geoprocessamento pode ser definido como um conjunto de tecnologias, que utiliza técnicas matemáticas e programas computacionais, que permitem o uso de informações cartográficas que possam ser associadas às coordenadas geográficas, voltadas à coleta e tratamento de informações espaciais.

Ao geoprocessamento estão associadas ferramentas computacionais como os Sistemas de Informação Geográfica – SIG, o qual processa dados para análises espaciais e modelagens de superfície; o Sensoriamento Remoto – SR, que capta imagens e outros dados por meio do monitoramento da superfície terrestre e o Sistema de Posicionamento Global – GPS, que permite a localização precisa.

A área de aplicação do geoprocessamento é crescente nas informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas), na análise de recursos naturais, planejamento urbano e regional, energia, recursos hídricos e saneamento, agricultura, transportes, comunicações, análises socioeconômicas, entre outras finalidades.

 A Audoc desde 2008 oferece consultorias específicas e cursos de SIG em software livre. Para saber mais visite: www.geosaber.com.br